top of page
1 (2).png
2 (2).png

 

A Panelinha foi uma chamada aberta para duplas, trios e grupos de artistas, uma parceria entre o PEHPA (coordenado pela Profª Lilian Maus, também minha orientadora no projeto), o Instituto de Artes da UFRGS e a Galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo e claro, eu, o idealizador de toda essa parada. Partindo de uma pesquisa e atuação com trabalhos colaborativos, em suma, o projeto pretende restaurar os antigos salões do Instituto de Artes, fomentando a cena local, criando uma competição saudável e um lugar de integração voltada para trabalhos oriundos das conexões e contextos de criação que perpassam as malhas afetivas, os encontros e as ideias em conjunto.

DA CURADORIA / texto de apresentação na chamada aberta do projeto

A proposta curatorial da #1 PANELINHA está direcionada aos encontros relâmpagos, formações de última hora, às colaborações prováveis engavetadas, àquele projeto colaborativo que sempre esperou uma oportunidade para sair do papel. Estamos de olho na junção repentina de interesses, nas oportunidades que se apresentam, nas ideias que nascem com força de incêndio, mas se apagam como palha após sairmos da mesa de bar ou do corredor da universidade. Neste primeiro ano de Panelinha, queremos ver projetos oriundos de  duplas provisórias, trios improváveis e coletivos que não pretendem durar para além desta chamada aberta. 

 

Trabalhos colaborativos relâmpagos, ideias no fundo do baú, aquele projetinho com o cupincha, com o crush, com a família que é das artes, com os amigos ou até mesmo com os inimigos, por que não? Reforçamos o caráter experimental da mostra, onde o interesse está nas inusitadas propostas que podem surgir a partir da formação de panelinhas, termo jocoso amplamente utilizado em nosso cotidiano para designar as uniões entre pares, amigos e grupos fechados que consequentemente desenvolvem trabalhos colaborativos no campo das artes.

 

Para as panelinhas que se apresentarem, saibam que não esperamos nada além de sermos surpreendidos: pode pintura, pode desenho, pode os dois juntos, pode os dois separados. Temos muito apreço pelo ready-made e pelo relacional, pela performance, instalação, pelo happening - são permitidos e muito bem-vindos projetos ousados, interdisciplinares, que tenham em seu cerne discussões pertinentes à arte contemporânea e à sociedade atual.

2 (4).png
IMG_7350_edited.jpg
IMG_7433_edited.jpg
IMG_7439_edited.jpg
IMG_7443_edited.jpg
IMG_0723.JPEG
IMG_7739_edited.jpg
IMG_7744_edited.jpg
IMG_7690_edited.jpg
IMG_7480_edited.jpg
IMG_7471_edited.jpg
IMG-20240117-WA0003.jpg
IMG-20240117-WA0000.jpg
IMG_7599_edited.jpg
IMG_7647_edited.jpg
bottom of page