

Um grupo de alunos estava muito interessado em produção cultural e curadoria, eu enquanto monitor da disciplina de pintura em questão me dispus ao desafio com eles: transformar o ateliê do artista Leonardo Lopes em uma grande exposição feita a muitas mãos!
A exposição foi resultado de carga extensionista em disciplina do Projeto de Extensão Histórias e Práticas Artísticas (PEHPA), coordenado pela artista e Profª. Drª. Lilian Maus (Instituto de Artes/UFRGS). O projeto que tornou possível a exposição é de autoria coletiva e colaborativa dos alunos Ana Laura Carnelossi, Bruna Ferreira, Jeniru, Kaj Vaz, Kelin Agnes, Lêona M., Marília Dias, Pietra Miler e Vicente Lara, sob minha orientação como monitor da disciplina. Além da realização da mostra, o projeto contou com a produção de um vídeo sobre o processo artístico de Leonardo Lopes, o qual será exposto no local e divulgado nas mídias do PEHPA.
A mostra “Depois que o Fogo Acaba” trouxe trabalhos feitos pelo artista desde 2019, do período da faculdade em artes visuais (DAV/UFRGS) até recentemente na pesquisa de mestrado no mesmo programa. Os desenhos de Lopes são altamente representativos, mas não são identificados com o hiper-realismo. Parecem mais com realidade virtual, assumindo um caráter fantasmagórico. As imagens retratam objetos comuns (sofá queimado, balde de lixo, caixas de papelão) que geralmente são desconsiderados pela visão. Nesse sentido, o que o artista faz é lançar um olhar sensível às coisas banais. A singularidade da poética do artista está na produção dos próprios meios para os trabalhos, como a queima de madeiras para virar o carvão utilizado nos desenhos, ou também, a queima de papelão cujas cinzas servem de pigmento pros trabalhos. No local, além dos desenhos, foi montada uma instalação site specif e acionado o dispositivo de retropojetor para experiência lúdica dos visitantes.






fruto dos encontros, os alunos produziram também duas instalações com temas centrais aos trabalhos do Leonardo, uma montagem com caixas empilhadas e adesivos da Alves Tegram, transportadora especializada em arte.
Outra com as cinzas das próprias queimas em busca de carvão para desenho realizadas pelo próprio artista.





